As rochas - arquivos que relatam a história da Terra
As rochas sedimentares
As rochas sedimentares cobrem cerca de 75% da superficie terrestre,pois são rochas que se formam à superfície da crusta.
Para se formarem as rochas sedimentares estas têm de sofrer várias fases, meteorização, erosão, transporte, deposição e diagénese.
Meteorização - processo natural de decomposição ou desintegração das rochas.
Meteorização física - Ocorre quando a rocha sólida se fragmenta por processos físicos, que não alteram a sua composição química.
Meteorização química - Ocorre quando os minerais numa rocha são alterados ou dissolvidos quimicamente (as reacções mais típicas da meteorização química são: oxidação, carbonatação, hidrólise e hidratação).
Erosão - É a destruição das rochas geralmente feito pela água da chuva, pelo vento ou ainda por acção do gelo.
Transporte - Os fragementos cão ser transportados, os agentes de transporte são as correntes da água ou do vento.
Deposição - é o processo sedimentar que consiste na acumulação de matéria mineral ou orgânica, transportada pela água, vento ou gelo
Diagénese - qualquer mudança química, física ou biológica sofrida por um sedimento após a sua deposição inicial, durante e após a sua litificação, excluindo alteração superficial e metamorfismo
Rochas magmáticas e matamórficas
Ao contrário das rochas cuja génese se processa á superfície da crusta, existem rochas magmásticas e metamórficas,cuja a origem se deve a processos que ocorrem no interior da Terra, estas representam em termos volumétricos mais de 90% de todas as rochas da crusta terrestre.
Rochas magmáticas
As rochas que se formam após a solidificação da lava designam-se rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas.Contudo muitas vezes o magma não chega à superfície, solidificando no interior da custa, as rochas assim formadas designam-se por rochas magmáticas intrusivas ou plutónicas.
Basalto rocha magmática extrusiva
Granito rocha magmática intrusiva
Rochas metamórficas
As rochas metamórficas são essencialmente, o resultado da acção de factores de metamorfismo,como o calor e a pressão, sobre as rochas +ré-existentes.